quinta-feira, março 22, 2007
Comunicado da AHETA - Nota de Imprensa
NOTA DE IMPRENSA
A AHETA manifesta a sua profunda indignação e rejeita liminarmente a anunciada campanha de promoção turística “ALLGARVE”
O Governo, através do Ministro da Economia, anunciou recentemente um Programa de Valorização Turística do Algarve, cuja designação ofende as mais elementares regras e princípios do marketing turístico.
De facto, e ao desvirtuar o nome do Algarve, enquanto uma das imagens de marca nacionais mais consolidadas a nível internacional, não só não se contribui para promover a actividade turística e, por essa via, a economia nacional, como se revela uma incompetência técnica e política sem precedentes.
Neste contexto, a AHETA apela a todos os seus membros em particular e a todos os algarvios em geral para não participar, directa ou indirectamente, nesta campanha, melhor forma de mostrar a sua rejeição e repúdio por uma medida atentatória do bom nome e dignidade de uma região que, contra ventos e marés, soube afirmar-se, ao longo das últimas décadas, como um dos melhores destinos turísticos no panorama europeu e mundial.
Numa altura em que, face à tendência para a homogeneização das ofertas turísticas mundiais, um dos maiores desafios dos diferentes destinos turísticos à escala mundial é competir através daquilo que, simultaneamente, os identifica e diferencia, estrangeirar o nome do Algarve é, no mínimo, redutor, ofensivo e lesivo do interesse público regional e nacional.
Tudo isto é tanto mais grave quando uma decisão desta natureza é tomada ao arrepio dos agentes privados do turismo, contrariando uma prática seguida nos últimos tempos pelos sucessivos governos, traduzida numa colaboração estreita entre o sector público e o sector privado, quer nesta quer em outras matérias.
A AHETA, enquanto legítima representante dos empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, apela ao bom senso dos diferentes responsáveis envolvidos no sentido de suspender de imediato esta campanha, disponibilizando-se para colaborar activamente com os vários organismos competentes, visando a definição e implementação de uma verdadeira campanha de promoção turística que assegure e salvaguarde os interesses turísticos e empresariais do ALGARVE.
Albufeira, 19 de Março de 2007
A Direcção
Posto isto, como pode uma campanha funcionar se os seus intervenientes estão contra essa mesma campanha?